Um relatório da Netskope revelou que as violações de dados associadas ao uso de inteligência artificial generativa dobraram em 2025. As empresas enfrentaram, em média, 223 incidentes mensais relacionados a essas violações, mais que o dobro do ano anterior.
O uso de ferramentas de inteligência artificial generativa cresceu significativamente, com o número de usuários aumentando três vezes e o volume de prompts subindo seis vezes. Apesar disso, a governança de dados não acompanhou esse crescimento, com 50% das empresas ainda sem políticas eficazes de proteção de dados.
Embora o acesso a versões corporativas de GenAI tenha aumentado, 90% das empresas já bloqueiam aplicações de risco. Aplicações pessoais de nuvem são responsáveis por 60% dos incidentes de vazamento de dados, incluindo propriedade intelectual e credenciais.
O phishing continua sendo uma ameaça, com 87 de cada 10 mil usuários clicando em links suspeitos mensalmente. Ray Canzanese, diretor do Netskope Threat Labs, destacou que a adoção de IA generativa alterou o perfil de risco, exigindo que as empresas atualizem suas políticas de segurança.
Fonte:https://www.contabeis.com.br/noticias/74616/violacoes-de-dados-em-ia-generativa-dobram-em-2025/





